SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Alta incidência de raios requer manutenção constante de para-raios


Segundo o Elat, foram registradas 2.149 descargas atmosféricas na cidade do Rio de Janeiro (RJ), e 1.100 em São José dos Campos (SP)

Clipping/Procobre


SXC.hu

Nos últimos dias, cidades do sudeste do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos, registraram um número considerável de descargas atmosféricas. 

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram registradas 2.149 descargas atmosféricas na capital carioca em um período de 4 horas e mais de 1.100 em São José dos Campos (SP). 


O Elat divulgou estudo recente revelando que, em média, 132 pessoas por ano no Brasil são vítimas de raios que ferem gravemente e podem levar a óbito. Mortes deste tipo podem ser evitadas se as pessoas tiverem mais conhecimento sobre os riscos envolvendo raios elétricos. 


Diante disso, o Programa Casa Segura, que busca levar informações sobre a necessidade de adequação das instalações elétricas nas residências, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), decidiu ampliar o número de alertas e campanhas para que se faça a manutenção adequada de casas e edifícios. 

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor do Procobre, Hilton Moreno, edifícios localizados em região com maior concentração de raios devem instalar e fazer manutenção periódica dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), popularmente conhecidos como pára-raios. 

“O custo de um para-raio é quase desprezível em relação ao valor da construção de um imóvel, é uma medida de segurança que deve ser implantada e fiscalizada pelo menos uma vez ao ano”, explica. 

O sistema protege diretamente a estrutura do edifício e indiretamente os moradores contra as descargas elétricas no momento de uma queda de raio. Já os aparelhos eletrônicos não são protegidos pelo para-raio, pois normalmente a descarga elétrica que causa danos a esses equipamentos vem pelas redes de distribuição das concessionárias. 

Por isso, além do pára-raios, é preciso avaliar se a instalação do sistema de aterramento do imóvel está correta e, em casos de edificações antigas, se este sistema existe. 

Para completar a segurança contra queimas de aparelhos, é muito importante também a instalação dos chamados dispositivos protetores de surtos (DPS). 

Hoje, a maioria dos municípios brasileiros possui normas que regulamentam as construções para a instalação correta de meios de proteção contra raios.

A fiscalização é feita pelo Corpo de Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário