SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tecnologia WeatherBug Lightning selecionada pelo INPE para a Rede Brasileira Integrada de Detecção de Descargas Atmosféricas


Earth Networks, a prestadora de produtos e serviços da WeatherBug® e operadora da maior rede de descargas elétricas e observação das condições meteorológicas, anunciou hoje a seleção de seus sensores e tecnologia de descarga atmosférica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no Brasil. 
Durante os próximos três anos, a Earth Networks, com a sua parceira Simtech, trabalhará com o INPE para implantar e operar a Rede Brasileira de Descarga Atmosférica Total (BTLN), constituída por uma densa rede de até 200 sensores WeatherBug Lightning.
A notícia segue uma parceria para investigação e avaliação conjunta entre a Earth Networks e o INPE, na qual ambas as organizações colaboraram para implantar e testar o desempenho de uma rede de 12 sensores WeatherBug Lightning ao redor de São Paulo. Os testes e pesquisa em curso compreendem uma avaliação extensa da precisão de localização de raios, eficiência de detecção, formas de ondas, classificação de eventos, corrente de pico, rastreio de tempestades e outros resultados obtidos a partir da rede. A implantação está sendo financiada por organizações de pesquisa, empresas de energia elétrica, e outros grupos localizados no Brasil. A implantação inicial é composta por 60 sensores. As outras implementações, de 2011 a 2013, irão fortalecer e expandir ainda mais a rede para cobrir todo o Brasil, com aproximadamente 200 sensores.
“O Brasil frequentemente vivencia tempestades de raios muito intensas, com raios concentrados nas áreas densamente povoadas do sul, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro”, disse o Dr. Osmar Pinto Jr., Coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE. “A prevalência de raios é o motivo pelo qual nós temos um forte interesse em construir uma das redes de detecção de descargas atmosféricas mais avançadas do mundo. Ao avaliar avaliação exaustivamente o Sistema WeatherBug Total Lightning, nós descobrimos que esta nova tecnologia detecta raios tanto intranuvens quanto nuvem-solo com um alto grau de precisão de localização e eficiência de detecção. O BTLN tem sido muito fácil de implantar e estamos confiantes de que os custos do ciclo de vida serão muito menores do que o nosso atual sistema, tornando possível para nós alcançar uma rede de detecção de descarga atmosférica verdadeiramente nacional no Brasil pela primeira vez”.
Para implantar e manter os sensores, a Earth Networks está se associando à Simtech (www.simtech.com.br), uma empresa localizada no Rio de Janeiro que representa os principais fabricantes do mundo de sistemas meteorológicos e sensores remotos no Brasil, e que possui mais de duas décadas de experiência no emprego de uma variedade de tecnologias em todo o país.
Com a implantação, o INPE e seus parceiros irão se beneficiar diretamente da inteligência de descarga atmosférica avançada fornecida pela Rede Brasileira de Descarga Atmosférica Total. Além disso, as informações sobre descargas atmosféricas da rede – pela primeira vez no Brasil – também estarão disponíveis para outras indústrias, incluindo serviços de utilidades públicas, transporte, petroquímica, entre outras. Estas novas informações sobre descargas atmosféricas, associadas a outras soluções WeatherBug, podem ainda ser utilizadas para rastreamento de células de tempestada e e adiantar as capacidades de advertência de tempestades severas para melhor segurança pública, protecção da propriedade e continuidade dos negócios. Para os serviços de utilidade pública, as informações de descargas atmosféricas atuais e históricas podem ser integradas em aplicações de redes inteligentes para melhor gerenciamento de falta de energia elétrica, proteção de ativos, distribuição de carga e segurança da equipe.
“Estamos extremamente satisfeitos que as capacidades de detecção de nosso Sistema WeatherBug Total Lightning têm sido e continuarão a ser avaliadas pelo INPE, uma organização de pesquisa de descargas atmosféricas mundialmente renomada que possui ativos sem paralelos para a realização desta pesquisa”, disse o Cientista Sênior de Descargas Atmosféricas Stan Heckman da Earth Networks. “A decisão do INPE para implantar a nossa solução é uma grande conquista e estamos ansiosos com a futura colaboração com o INPE e outros pesquisadores de descargas atmosféricas para descobrir novas aplicações e melhorias para o WTLS, que irá beneficiar não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro”.
O Sistema WeatherBug Total Lightning utiliza tecnologia de detecção de ponta e poderosos algoritmos de processamento para prestar capacidades integradas de detecção de descargas atmosféricas intranuvem (IC) e nuvem-solo (CG) na maior velocidade possível. O Sistema WeatherBug Total Lightning registra as formas de onda das descargas atmosféricas de 1 Hz a 12 MHz, uma faixa de freqüência ampla que permite a detecção de ambas as descargas atmosféricas intranuvem e nuvem-solo em escala continental. A detecção de descargas atmosféricas intranuvem de alta eficiência permite a previsão de fenômenos meteorológicos severos, tais como chuvas fortes, granizo, ventos fortes, tornados, ventanias descendentes e raios nuvem-solo prejudiciais.
Os sensores WeatherBug Lightning são projetados para serem de fácil implantação e manutenção, reduzindo significativamente o custo do ciclo de vida em geral. Outras informações podem ser encontradas em: http://weather.weatherbug.com/weatherbug-professional/products/total-lightning-network.
Sobre a Earth Networks
Fundada em 1993 como AWS Convergence Technologies, a Earth Networks opera a maior rede de observação meteorológica e descargas atmosféricas do mundo e está estabelecendo uma rede global de dados ambientais em uma escala sem precedentes. A Earth Networks possui e opera a marca WeatherBug, que monitora, organiza e distribui com precisão informações meteorológicas globais. A marca ao consumidor WeatherBug (http://www.weatherbug.com) atinge milhões de pessoas como uma fonte confiável de informações meteorológicas locais ao vivo, enquanto a marca profissional WeatherBug (http://www.weatherbugprofessional.com) atende a uma variedade de mercados que incluem os governos federal, estadual e municipal, educação, agricultura, energia e serviços de utilidade pública, esportes e recreação, mídia e transporte. A cada dia, consumidores e organizações, incluindo o Serviço Meteorológico Nacional, se voltam para a WeatherBug para planejar as atividades diárias, proteger vidas e melhorar as operações comerciais. A Earth Networks está localizada em Germantown, Maryland, e está disponível online em www.earthnetworks.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário