SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é o para raios radioativo?

O que é o pára raios radioativo?
Há alguns anos atrás foram fabricados grandes quantidades de pára-raios que continham fixados em suas estruturas pequenas quantidades do elemento radiotativo 241-Am (Amerício-241) emissor alfa com meia vida de 432 anos. O princípio original do pára-raios era ionizar o ar e provocar um canal de descida para o raio. Este princípio é questionável porque justamente as emissões alfa não são suficientes para provocar este fenômeno e este tipo de pára-raios deixou de ser fabricado. A própria poluição ambiental (por exemplo a poeira) já é um fator limitante do seu funcionamento.
Para indentificá-los basta observar que são diferentes dos pára-raios tradicionais que possuem 4 pontas. Os pára-raios radioativos normalmente possuem anéis redondos, onde está fixado o material radioativo.
 Meu imóvel possue pára-raios radioativo. O que devo fazer?
A Resolução 04/89 de 19/04/89 da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), publicada no D.O.U. em 05/05/89, proíbe a utilização de materiais radioativos para fabricação de novos pára-raios, mas não obriga a retirada ou desativação daqueles já instalados e que se encontrem em bom estado de conservação.
É interessante porém fazer uma vistoria anual da conservação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - SPDA. Tal inspeção deve ser feita por um profissional/empresa legalmente habilitado pelo CREA e a inspeção deve comprovar que as instalações estão em conformidade com a norma brasileira NBR 5419 de 2001.
Havendo necessidade de melhorias, deve-se aproveitar para retirar os pára-raios radioativos e encaminhá-los para o depósito de rejeitos radioativos do CNEN, seguindo as normas para o transporte de materiais radioativos, sob o ponto de vista de radioproteção.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no site do CNEN, www.cnen.gov.br.
Fonte: CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário